A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse a repórteres nesta quarta-feira (14) que os Estados Unidos esperam que as negociações de cessar-fogo em Gaza prossigam conforme planejado na capital do Catar, Doha, nesta quinta-feira (15).
Ainda segundo Jean-Pierre, o diretor da CIA, Bill Burns, e o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Brett McGurk, representarão os Estados Unidos nas negociações. Ela ressaltou que é fundamental chegar a um acordo e que a retomada das negociações é um passo importante.
“Os Estados Unidos estarão lá amanhã. E estamos prontos para continuar essas discussões. (…) estamos trabalhando 24 horas por dia para conseguir isso, para conseguir esse acordo”, destacou Jean-Pierre.
O Hamas afirmou nesta quarta-feira (14) que não participaria da nova rodada de discussões. Apesar da decisão do grupo, a Casa Branca afirmou estar confiante que as negociações de cessar-fogo em Gaza avançarão.
O acordo procura garantir a libertação de reféns israelenses em troca de palestinos presos em Israel. No entanto, as divergências sobre a sequência de ações e outras questões fundamentais continuam impedindo o progresso.
Nas últimas semanas, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, insistiu que Israel mantivesse o controle sobre uma faixa na fronteira entre Gaza e o Egito, para evitar o contrabando de armas.
Três altos funcionários iranianos disseram que apenas um acordo de cessar-fogo em Gaza impediria o Irã de retaliar diretamente contra Israel pelo assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no mês passado.