Há uma ameaça “muito crível” de ataques retaliatórios iranianos contra Israel, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (12), enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, recebe atualizações constantes sobre a situação de sua equipe de segurança nacional.
“Estamos observando isso muito, muito de perto”, disse o porta-voz da segurança nacional, John Kirby, que se recusou a fornecer informações sobre o momento esperado da ameaça.
Mas ele disse que as autoridades dos EUA estão em “comunicação constante” com os seus parceiros israelenses sobre o assunto e que estão em curso medidas para garantir que Israel seja capaz de se defender.
“Certamente estamos atentos a uma ameaça muito pública e ao que consideramos ser uma ameaça muito crível feita pelo Irã em termos de potenciais ataques a Israel”, disse Kirby.
Ele apontou para uma visita a Israel na sexta-feira do chefe do Comando Central dos EUA, o general Michael Kurilla, para ter “essas conversas diretamente com seus homólogos (das Forças de Defesa de Israel)”. Biden também recebe instruções várias vezes ao dia sobre a situação, afirmou Kirby. “Ele deixou claro para toda a equipe de segurança nacional que levaremos a sério nossos compromissos com a defesa e a autodefesa de Israel”.
Os EUA também estão avaliando a sua própria postura na região antes do potencial ataque retaliatório, acrescentou.