Maria Luiza dos Santos Souza, conhecida como Malu ou Maluzzita no universo gamer, irá representar o Brasil no primeiro torneio de eSports do World Skate Games, campeonato mundial de skate, realizado este mês, em Roma, na Itália.
A carioca de 19 anos, nascida no Completo da Maré, no Rio de Janeiro, foi selecionada pela Confederação Nacional de Skate (CBSK) e entra para a história sendo a primeira mulher brasileira a se classificar para a nova competição de jogos eletrônicos.
Ela disputará a modalidade Skate XL, jogo de simulação de skate que permite realizar manobras em ambientes digitais. A World Skate Games contempla 12 modalidades, com 156 títulos mundiais em disputa, e acontece nos dias 18 e 19 de setembro.
Maluzzita é atleta de eSports e embaixadora da DiversiGames, empresa de impacto social que promove letramento digital e acesso à cultura gamer para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, pessoas com deficiência, negros e representantes da comunidade LGBTQIAPN+.
“Nunca andei de skate na rua, mas comecei a praticar na tela e me encantei. Os jogos eletrônicos são minha grande paixão e dão sentido à minha vida, desde os tempos em que eu frequentava a lan house aqui na comunidade para jogar. Agora eles fazem parte da minha profissão”, conta a atleta. “É uma sensação maravilhosa estar representando o Brasil, e mais ainda, estar representando as mulheres em um campeonato gigante”.
Ela embarcou para Roma na segunda-feira (16), e se diz preparada para enfrentar o novo desafio. ”A Itália é um país que sempre quis conhecer, mas nunca imaginei chegar até lá. Estou muito feliz”, conta.
Esta é a segunda viagem internacional de Maluzzita: Ela esteve na Alemanha, em 2023, participando da Gamescom, maior feira de games do mundo, a convite da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames).
Jogos Olímpicos de eSports
Desde que foram anunciados os Jogos Olímpicos de eSports 2025, na Arábia Saudita, a DiversiGames intensificou o investimento na formação de atletas de esportes eletrônicos olímpicos.
Além de Maria Luiza, a empresa treina dois jogadores de beisebol virtual, Arthur Lopes, de 22 anos, e Gabriel Nogueira, de 30 anos, que decidiram concorrer a uma vaga na nova competição olímpica. Até lá, eles participam de eventos classificatórios, podendo ser os primeiros brasileiros a disputarem os Jogos Olímpicos de eSports.
O Comitê se aproxima do mercado de esportes eletrônicos em um momento estratégico. No último ano, a área movimentou cerca de U$ 1,72 bilhão, de acordo com levantamento da Fortune Business Inside. Projeções da mesma instituição apontam que este valor deve ultrapassar a marca de U$ 9 bilhões até 2032.