O projeto ainda precisa do aval do Senado americano. Ucrânia e Israel estão em guerra desde fevereiro de 2022 e outubro de 2023 respectivamente, enquanto Taiwan sofreu terremoto no início de abril.
A Câmara dos Estados Unidos aprovou, neste sábado (20), um pacote de ajuda de US$ 95 bilhões para oferecer assistência de segurança para Ucrânia, Israel e Taiwan, o que equivale a quase R$ 500 bilhões. A proposta teve apoio, até mesmo, de parte dos republicanos, que fazem oposição ao governo do presidente Joe Biden. O projeto ainda precisa do aval do Senado americano, de maioria democrata, e uma primeira votação pode ocorrer na terça-feira (23).
A Ucrânia está em guerra desde fevereiro de 2022, quando foi invadida pela Rússia, enquanto Israel segue conflito na Faixa de Gaza desde ataque do grupo terrorista Hamas, em outubro de 2023. Já Taiwan foi atingido por um terremoto de magnitude 7,5 no início de abril.
O pacote aprovado também inclui fundo em dinheiro a Israel e assistência de segurança para aliados de Taiwan. O texto ainda cita sanções e ameaças de proibição do aplicativo TikTok, que é de propriedade chinesa.