Caetano Veloso e Maria Bethânia anunciaram na quarta-feira (6) que farão uma turnê juntos pelo Brasil. Os irmãos haviam negado, no ano passado, que tivessem planos concretos de fazer a tour em 2024. Os artistas baianos vão passar por sete cidades brasileiras de agosto até dezembro.
Os ingressos serão vendidos a partir do dia 17 de março para clientes do Banco do Brasil, e do dia 20 de março para o público geral.
Aos 81 e 77 anos de idade e 60 de carreira, Caetano e Bethânia causaram comoção nas redes sociais ao anunciar a turnê que levará as duas vozes a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Brasília, e, é claro: Salvador.
Apesar de a turnê ser inédita — Caetano e Bethânia nunca haviam feito tantos shows como dupla –, essa não é a primeira vez que os artistas baianos se apresentam ou trabalham juntos. Relembre algumas das reuniões anteriores mais marcantes dos músicos:
1964: Show de inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador
O músico Djalma Corrêa revelou ter uma gravação inédita do primeiro show feito por Caetano Veloso e Maria Bethânia — juntos com outros grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil e Gal Costa — o “Nós, Por Exemplo…”, do qual ele foi percussionista. O artista declarou que lançará um documentário com o material. Na época, Caetano era estudante de filosofia e Bethânia cursava o segundo grau.
Os Doces Bárbaros. — Foto: Divulgação
1976: Os Doces Bárbaros
Os Doces Bárbaros, grupo formado por Caetano, Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil, fez turnê em 1976 após quase dez anos de suas carreiras individuais. Djalma Corrêa fez parte da banda como percussionista, junto a outros músicos. O grupo criou canções novas e lançou disco gravado do primeiro show, em São Paulo. Um documentário dirigido por Jom Tob Azulay foi lançado no mesmo ano.
Capa do disco Maria Bethânia e Caetano Veloso ao vivo (1978). — Foto: Reprodução
1978: Disco Maria Bethânia e Caetano Veloso ao vivo
Há 46 anos, os irmãos subiram ao palco e fizeram seu primeiro show em dupla, no Teatro Santo Antônio, em Salvador. Caetano afirmou à Folha de São Paulo, na época, que “embora ligados afetivamente”, eles “nunca estiveram muito juntos profissionalmente” até o momento. O disco conta com músicas autorais dos dois e também de Chico Buarque, Mario Lago, Tom Jobim e João do Vale.
Especial de 80 anos de Caetano Veloso. — Foto: Reprodução
2022: Comemoração dos 80 anos de Caetano
Em apresentação mais recente, Caetano Veloso fez um show especial transmitido pelo Globoplay e Multishow comemorando seu aniversário de 80 anos. Seus filhos, Moreno, Zeca e Tom, além da irmã Maria Bethânia, participaram.
Quais datas e locais dos shows de Caetano Veloso e Maria Bethânia?
- 3 e 4 de agosto: Rio de Janeiro (Rio Arena)
- 7 de setembro: Belo Horizonte (Mineirão)
- 29 de setembro: Belém (Hangar)
- 12 de outubro: Porto Alegre (Arena do Grêmio)
- 9 de novembro: Brasília (Arena BRB)
- 30 de novembro: Salvador (Itaipava Arena Fonte Nova)
- 14 de dezembro: São Paulo (Allianz Parque)
Quais os valores dos ingressos dos shows de Caetano Veloso e Maria Bethânia?
Os valores ainda não foram divulgados pela organização do evento. A compra poderá ser parcelada em até 5x para clientes do Banco do Brasil e em até 3x para demais clientes.
Quando os ingressos dos shows de Caetano Veloso e Maria Bethânia serão vendidos e como comprar?
Os ingressos serão vendidos no site da Ticketmaster a partir do dia 17 de março para clientes do Banco do Brasil, e do dia 20 de março para o público geral.