O Brasil vai ser o primeiro país a receber uma ferramenta do Google contra roubos de celular Android. O recurso vai bloquear o aparelho quando for identificado um possível roubo.
O país foi uma das inspirações para a empresa criar o dispositivo antirroubo. A gigante da tecnologia identificou que os furtos e roubos de celular têm algo pouco comum em outros países, como a invasão de contas de banco e roubo de dados.
O bloqueio antirroubo será possível devido a uma inteligência artificial programada pela Google que vai detectar mudanças abruptas de direção e velocidade no celular.
Brasil inspira Google e será primeiro país a receber sistema antirroubo de celular — Foto: Divulgação
O anúncio foi feito pela Google em um evento na manhã desta terça-feira, na Zona Sul de São Paulo.
Como vai funcionar a tecnologia?
Um exemplo de como a tecnologia vai atuar é com casos envolvendo furto de celular com bicicletas, quando o criminoso arranca o aparelho da mão do dono.
Esse é um tipo de movimento brusco indicador de furto ou roubo que essa inteligência artificial está programada para identificar. Com isso, a tela do celular será imediatamente bloqueada.
A Google anunciou ainda outros dois recursos para aumentar a segurança dos usuários de celular.
Uma delas é o bloqueio rápido remoto, que vai facilitar a trava do dispositivo. A outra é bloqueio de celular off-line, que vai bloquear a tela do aparelho quando ele estiver desligado ou fora da rede de internet, ao identificar comportamentos incomuns dos usuários.
As funcionalidades vão estar disponíveis para usuários com Android 10 ou versões mais recentes. Quem quiser participar do teste piloto, no entanto, poderá se inscrever para a versão piloto dos recursos.