Valtteri Bottas retornará à Mercedes como piloto reserva para a temporada de 2025, anunciou a equipe de Fórmula 1 nesta quinta-feira (19), depois que o finlandês deixou a Sauber no fim da temporada.
Bottas, de 35 anos, passou cinco temporadas — de 2017 a 2021 — na Mercedes dirigindo ao lado de Lewis Hamilton antes de se mudar para a Alfa Romeo, que mais tarde se tornou Sauber.
O piloto viveu uma montanha-russa na Sauber, terminando em 10º em sua primeira temporada, mas não conquistando nem um ponto em 2024.
“Estou feliz por finalmente responder à pergunta que fiz no mês passado. Voltar para casa, para a família Mercedes, como terceiro piloto em 2025 é o que vem a seguir e não poderia estar mais satisfeito”, disse Bottas em comunicado.
“Quero agradecer ao [chefe da equipe] Toto [Wolff], à equipe de Brackley e a todos por me receberem de braços abertos.”
Verstappen ou Hamilton? Revista divulga maiores salários da Fórmula 1
A Mercedes terá George Russell e o estreante italiano Kimi Antonelli, de 18 anos, como pilotos no próximo ano, com Hamilton se mudando para a Ferrari.
Bottas garantiu 10 vitórias em Grandes Prêmios com a Mercedes e terminou no pódio 58 vezes com a equipe de Brackley.
“O impacto e a contribuição de Valtteri nos cinco anos em que esteve conosco como nosso piloto de corrida foram imensos”, disse Wolff.
“Além de marcar várias vitórias em Grandes Prêmios, ele desempenhou um papel vital em cinco de nossas vitórias no campeonato.”
A Sauber anunciou no mês passado que Bottas e o piloto chinês Zhou Guanyu deixariam a equipe no fim da temporada. A equipe, que se tornará Audi em 2026, optou por contratar Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto como seus substitutos.
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais