Na Turquia, bombeiros conseguiram controlar dois grandes incêndios florestais que estavam ativos por três dias. Segundo afirmou o Ministro Florestal do país no domingo (19), vários outros incêndios por todo o país também devem ser extintos em breve.
As chamas na província costeira de Izmir e na província norte de Bolu começaram na quinta-feira (15) à noite e os bombeiros têm trabalhado para contê-los desde então.
Falando no distrito de Karsiyaka, em Izmir, o Ministro Florestal Ibrahim Yumakli disse que esforços de resfriamento estavam em andamento para extinguir completamente os incêndios. Um pequeno foco que começou no distrito de Urla, em Izmir, no sábado (17), também estava sob controle, disse ele.
Mais incêndios florestais no distrito de Menderes, em Izmir, e nas províncias ocidentais de Aydin, Manisa e Usak, bem como na província norte de Karabuk, ainda estavam ativos. Aviões, helicópteros e outros veículos foram trazidos para apagar as chamas e todos os fogos estavam “perto de serem contidos”.
Autoridades turcas alertaram sobre um alto risco de novos incêndios florestais no norte e oeste da Turquia pelos próximos dias devido às altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes.
Várias partes da Turquia, especialmente suas regiões costeiras, foram devastadas por incêndios florestais nos últimos anos, à medida que os verões se tornaram mais quentes e secos, o que os cientistas atribuem às mudanças climáticas.