O Bloco I Wanna Love You, no Sagrada Família em Belo Horizonte, comemora 11 anos em 2024. O grupo é formado por 8 músicos e aproximadamente 40 pessoas na bateria. O repertório musical é baseado no reggae, mas em variadas versões carnavalescas, como o afoxé, a marchinha e o samba.
A massoterapeuta Luiza Galupo afirmou que é fã do bloco justamente pela tranquilidade das músicas e do espaço.
“Eu acho que a primeira vez que eu vim foi antes da pandemia, em 2018 ou 2019, se não me engano. Eu gostei muito porque já está no fim do carnaval, então é um bloco parado, num lugar arborizado, com muita sombra. A música é muito boa, o pessoal é muito legal, então eu gosto muito de vir aqui por causa disso.”
No bairro Concórdia, o bloco Afro Magia Negra homenageou a deputada Federal, Célia Xakriabá. A parlamentar disse que esse momento é importante para conscientizar os foliões que identidade não é fantasia.
“Fui convidada para ser homenageada aqui no Magia Negra. Carnaval para mim é muito recente. A primeira vez que eu fui em carnaval foi em 2015, mas para mim também foi uma oportunidade de politizar o que é ser indígena no Brasil. Nesse carnaval, muito surpreendentemente, eu percebo que muitas pessoas reconhecem a importância dos povos indígenas. A nossa campanha é ‘nossa identidade, não é fantasia’.”
A psicóloga Aline Martins chegou cedo pra acompanhar o bloco e disse que está na folia desde o pré-carnaval.
“Na verdade, comecei no pré-carnaval em janeiro, mas no feriado mesmo desde quinta. Só sexta que foi um dia de descanso. [Reporter: e como faz pra ficar nessa animação?] Só gostando muito [risos]”
O bloco foi criado em 2013 com a temática de enfrentamento ao racismo por meio da arte e da cultura negra.
Hoje, a banda é composta por 80 membros, dentre eles, os músicos dos tambores, instrumentistas de sopros e dançarinos. Para essa quarta-feira, estão previstos cinco blocos em diferentes regiões de BH.