O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, publicou nesta segunda-feira (9) mensagem no X reiterando apoio ao ex-candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Edmundo González.
“Os venezuelanos votaram pela mudança. A repressão pós-eleitoral de Maduro matou ou prendeu milhares de pessoas, e o candidato vencedor, Edmundo González, continua a ser a melhor esperança para a democracia”, escreveu ele.
E acrescentou: “Não devemos permitir que Maduro e os seus representantes se agarrem ao poder pela força. A vontade do povo deve ser respeitada”.
González buscou asilo político na Espanha
No domingo (8), González desembarcou na Espanha após pedir asilo político ao país europeu. Ele afirma ter sido perseguido pelo governo de Nicolás Maduro.
O Ministério Público da Venezuela emitiu um pedido de prisão contra González depois de ele faltar a três oitivas de uma investigação sobre a publicação de atas eleitorais que a oposição afirma que mostram a vitória de Edmundo González e não de Nicolás Maduro, como argumenta o Conselho Nacional Eleitoral sem divulgar as atas oficiais.
O líder da oposição passou os últimos dias asilado em embaixadas estrangeiras antes de sair da Venezuela. Primeiro, se abrigou na representação dos Países Baixos e, depois, ficou na residência oficial do embaixador da Espanha na Venezuela.
Ele chegou em solo europeu num voo da Força Aérea Espanhola na manhã de domingo. O Ministério Público da Venezuela afirmou que a saída de Edmundo González do país levará à extinção do processo contra ele.