O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conquistou nesta terça-feira (12) o número necessário de delegados para ser o candidato presidencial pelo partido Democrata neste ano. Ele ultrapassou a marca de 1.968 delegados.
Isso acontece após a CNN projetar que Biden ganhará as votações primárias de Geórgia e Mississippi. Ainda acontecem as primárias do partido Democrata em Washington, no território das Ilhas Marianas do Norte e dos “Democratas no exterior”.
Ainda assim, a candidatura de Biden será oficializada apenas em agosto, quando acontecerá a Convenção Nacional Democrata.
Trump também deve conquistar marca
Há também há expectativa de que o ex-presidente e pré-candidato republicano Donald Trump conquiste, matematicamente, a indicação presidencial do partido.
Até o momento, Trump acumulou o total de 1.144 delegados das vitórias nas votações do partido desde 15 de janeiro, a mais recente foi na Geórgia, nesta terça, com 59 delegados.
Com essa nova rodada de primárias, o ex-presidente pode conquistar mais 40 delegados no Mississippi, 19 delegados no Havaí e mais 43 no estado de Washington, totalizando 102 delegados hoje.
Após essas votações, Trump pode ultrapassar os 1.215 delegados necessários para garantir a indicação do partido.