A equipe da campanha de reeleição do presidente Joe Biden disse neste domingo que arrecadou 10 milhões de dólares nas 24 horas após um inflamado discurso do Estado da União, onde acusou Donald Trump de ameaçar a democracia e minar projeto de lei para resolver os problemas da imigração nos EUA.
Em um discurso de 68 minutos dirigido ao Congresso na quinta-feira, Biden também acusou Trump, seu adversário republicano nas eleições de 5 de novembro, de enterrar a verdade sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos e de se curvar ao presidente russo, Vladimir Putin.
A arrecadação é significativa uma vez que a campanha de Biden e seus aliados do Partido Democrata arrecadaram mais de 42 milhões de dólares em todo o mês de janeiro.
Estima-se que 32,2 milhões de pessoas assistiram ao discurso do Estado da União de Biden, de acordo com dados da Nielsen de 14 redes de televisão, um aumento de 18% em relação ao ano passado. Essa estimativa não inclui espectadores em streaming, mídias sociais e outras plataformas.
Usando como apoio os recursos em caixa, a equipe de Biden anunciou no sábado uma campanha publicitária de 30 milhões de dólares, que terá como alvo Estados-chave da eleição nas próximas seis semanas.
Biden e Trump continuam muito próximos na disputa pela Casa Branca, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos de fevereiro, com o ex-presidente apoiado por 37% dos entrevistados e Biden apoiado por 34%.
(Reportagem de Nandita Bose em Washington)