A bicampeã olímpica Mikaela Shiffrin anuncia que retornará à Copa do Mundo de esqui alpino em 30 de janeiro, exatamente dois meses após sofrer um acidente grave.
Shiffrin, a esquiadora alpina mais bem-sucedida da história, sofreu um ferimento perfurante no abdômen e trauma muscular severo quando caiu durante a Stifel Killington Cup em Vermont, em 30 de novembro.
É notável que Shiffrin – que está a uma vitória de se tornar a primeira esquiadora alpina a alcançar 100 vitórias na Copa do Mundo – logo estará competindo novamente, considerando que há menos de dois meses ela mal conseguia se sentar em seu sofá.
“Vai ser um pouco nervoso, para ser honesta”, disse Shiffrin à Associated Press. “Nestas últimas seis semanas, a cada passo é como: “Poxa, isso deveria estar doendo menos? Eu deveria estar melhor nisso? Deveria estar tolerando melhor a dor?”
“Há tantas questões que surgem em sua mente sobre estar ou não se recuperando bem o suficiente. Mas quando damos um passo atrás e olhamos onde estamos agora… é bastante empolgante.”
Após a queda, Shiffrin atingiu um dos portões antes de colidir com as redes de segurança. Até hoje, no entanto, permanece um mistério o que perfurou seu lado. Ela disse à AP que fãs até entraram em contato oferecendo suas hipóteses, mas seja lá o que foi, passou a um “milímetro” de perfurar sua parede abdominal e cólon.
“A um milímetro de algo bastante catastrófico”, disse Shiffrin. “Então foi tipo, “Seu cólon está intacto. É só um buraco na sua lateral. Tudo bem.” E eu pensei, “Mas ainda tem um buraco na minha lateral e não consigo me mexer.””
Shiffrin estava liderando a corrida quando caiu e parecia prestes a alcançar a marca elusiva de 100 vitórias na Copa do Mundo de esqui. Ela ainda tem nove corridas nesta temporada – incluindo Courchevel – em suas disciplinas preferidas de slalom e slalom gigante para alcançar o marco histórico.
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais