Em entrevista ao CNN Esportes S/A, Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, falou sobre a possibilidade do clube paulista se tornar SAF. Além disso, o dirigente citou Flamengo e Palmeiras como modelos a serem seguidos.
“Esse assunto tem que ser discutido da porta para dentro, não dá pra gente simplesmente ignorar como se isso não estivesse acontecendo. A gente tem que discutir e entender se em algum momento isso tem que ser o caminho para o São Paulo. Quando a gente fala de SAF, parece ser uma coisa só. Na verdade há vários modelos”, comentou Belmonte.
Das 20 equipes que disputam a elite do futebol nacional neste ano, oito adotaram o modelo SAF. Dos oito times, cinco se encontram entre os 10 primeiros colocados na Série A.
“Eu acho que tem SAFs boas e SAFs ruins, como tem times bem administrados que são associativos e mal administrados. Eu acho que o caminho da SAF, e eu sempre falo isso, é que a gente não ia ser o primeiro, mas também não vai ser o último. Mas a gente tem que entender em que momento a gente vai virar SAF, ou se não vamos virar porque conseguimos nos recuperar”, continuou o dirigente.
Flamengo e Palmeiras como inspiração
Belmonte disse acreditar que clubes como São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras não irão se tornar SAF, mas que para isso é “necessário um trabalho austero de recuperação e de equilíbrio financeiro”. O dirigente ainda citou os dois últimos como exemplos de gestões.
“O Flamengo teve um movimento lá atrás com o Bandeira, e o Flamengo tem uma torcida gigantesca, muito maior do que a torcida do São Paulo, por exemplo. Então ele conseguiu fazer essa roda girar mais rápido. O Palmeiras teve um outro processo muito importante com o Paulo Nobre e agora com a Leila, que colocaram recursos que ajudaram na recuperação junto com uma boa gestão e conquistas. O Palmeiras se recuperou, eu acho que nós temos que ir nesse caminho”, disse.
“Eu não tenho nenhum preconceito com SAF, mas também não tenho nesse momento a convicção que tenha que ser SAF. A gente tem que analisar com o tempo e entender para onde o São Paulo vai caminhar”, finalizou o dirigente.
CNN Esportes S/A
Com Carlos Belmonte, o CNN Esportes S/A chega à 74ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.