O novo técnico da Bélgica, Rudi Garcia, acredita que os sinais são positivos para o retorno do goleiro Thibaut Courtois à seleção nacional. O goleiro não atua pelo time desde junho de 2023 após uma disputa com o ex-técnico Domenico Tedesco.
A saída de Tedesco no início deste mês abriu as portas para o retorno do jogador de 32 anos.
“Thibaut Courtois é um dos maiores jogadores da Bélgica”, Garcia disse aos repórteres nesta sexta-feira (24). “Ainda temos bons goleiros, mas Thibaut é o melhor goleiro do mundo na minha opinião. Seria bom poder contar com ele. Os sinais são positivos”.
O experiente atacante Romelu Lukaku e o meio-campista Kevin de Bruyne optaram por não participar das partidas da Nations League no final de 2024.
“Eu definitivamente viajarei para Madri, Manchester e Nápoles para falar com os jogadores que podem nos tornar um país de ponta”, comentou.
“Eu sempre acreditei que os maiores jogadores são os mais fáceis de se trabalhar. Você pode ser transparente e honesto com eles. Eles já passaram por muita coisa, então pode ser interessante discutir e consultá-los. É importante para o equilíbrio deste grupo – com muito talento – também ter os jogadores envolvidos”, explicou o treinador.
Garcia disse que contará com o ex-meio-campista belga Hazard para conhecer o elenco, mas que ele não terá um papel formal na equipe técnica.
“Eu falo muito com Eden Hazard. Ele também fará parte da aventura para a Copa do Mundo [de 2026]. Ele vai nos ajudar um pouco”, contou Garcia. “Ele pode ser importante porque fez parte do time. Pode ser interessante ter um dos melhores jogadores belgas de todos os tempos comigo”.
A Bélgica enfrentará a Ucrânia em março em uma disputa de promoção/rebaixamento para manter sua vaga na Nations League A, antes de enfrentar Macedônia do Norte, País de Gales, Liechtenstein e Cazaquistão nas eliminatórias da Copa do Mundo.
“Estou muito motivado”, disse Garcia. “Precisamos ter resultados de volta em ascensão. Sinto que este é um ambiente com muita positividade. Somos ambiciosos e queremos vencer todos os jogos”, concluiu.
(Reportagem de Nick Said; Edição de Christian Radnedge)
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais