O brasileiro Augusto Akio conquistou nesta quarta-feira (7) a medalha de bronze no skate park da Olimpíada de Paris 2024. Esta foi a estreia do curitibano de 23 anos em Jogos Olímpicos.
Akio garantiu o pódio com uma nota 91.85, registrada em sua terceira volta na final. O pódio foi completado pelo australiano Keegan Palmer, bicampeão olímpico e que levou o ouro com 93.11, e o estadunidense Tom Schaar, com uma nota de 92.33.
O Brasil conseguiu classificar seus três competidores para a decisão do skate street. Pedro Barros, prata em Tóquio 2020, ficou perto de voltar a conquistar uma medalha. Sua melhor nota na final foi 91.65, terminando em quarto lugar, logo atrás de Augusto Akio.
Luigi Cini, o outro brasileiro, terminou na sétima colocação, com 76.89 como melhor nota.
Agora, o esporte brasileiro tem cinco medalhas no skate, modalidade que estreou no programa olímpico em Tóquio: Rayssa Leal, prata no street em 2020 e bronze em 2024; Kelvin Hoefler, prata no street em 2020; Pedro Barros, prata no park em 2020; e Augusto Akio, bronze no park na atual edição.
Em entrevista à CNN antes da Olimpíada de Paris, “Japinha”, como é conhecido o skatista paranaense, falou sobre a responsabilidade de representar o país nos Jogos.
Você está carregando uma nação no peito contigo, na sua apresentação. E isso só me estimula a ser melhor a cada dia, como pessoa, como atleta, comigo mesmo e com os outros
Augusto Akio, em outubro de 2023
Apesar de fazer parte da equipe brasileira em Paris, Akio revelou que não era muito ligado em esportes olímpicos quando criança.
“Eu sabia quem era o Michael Phelps, a Daiane do Santos, mas gostava mesmo era de skate. Hoje em dia tenho mais interesse em outros esportes”, afirmou.
Se antes havia desinteresse por parte do skatista, agora já não há como escapar: Augusto Akio está na história da Olimpíada.