A polícia de Israel bloqueou parte da travessia da Ponte Allenby com a Jordânia neste domingo (8) depois que um atirador matou três civis israelenses em um ataque próximo ao local, antes que as forças de segurança o matassem a tiros, disseram autoridades israelenses.
Foi o primeiro ataque desse tipo na fronteira com a Jordânia desde 7 de outubro, quando o grupo radical islâmico palestino Hamas realizou um ataque ao sul de Israel, dando início à guerra na Faixa de Gaza, que desde então se alastrou pelo Oriente Médio.
“Um terrorista se aproximou da área da Ponte Allenby da Jordânia em um caminhão, saiu do veículo e abriu fogo contra as forças de segurança israelenses que operavam na ponte”, disse o exército israelense.
“O terrorista foi eliminado pelas forças de segurança, três civis israelenses foram declarados mortos como resultado do ataque”, acrescentou.
A Jordânia fechou a ponte Rei Hussein que cruza a Cisjordânia ocupada enquanto investiga o incidente com tiros, disse uma autoridade jordaniana à Reuters.
O ataque ocorreu em uma área de carga comercial sob controle israelense, onde caminhões jordanianos descarregam cargas entrando na Cisjordânia ocupada, disseram autoridades.
A travessia, também conhecida como Ponte Rei Hussein, fica a meio caminho entre Amã e Jerusalém, ao norte do Mar Morto.
Quem é Ismail Haniyeh, líder político do Hamas morto no Irã
(Produzido por Lianne Back e Shane Tietjens)