Israel lançou mísseis na terça-feira (19) contra vários alvos militares fora da capital síria, Damasco, resultando em alguns “danos materiais”, disse o Ministério da Defesa da Síria.
As defesas aéreas sírias interceptaram “mísseis israelenses e derrubaram alguns deles”, acrescentou o ministério em um comunicado.
O Irã tem sido um grande apoiador do presidente Bashar al-Assad durante o conflito de quase 12 anos da Síria. O apoio iraniano a Damasco e ao grupo libanês Hezbollah atraiu ataques aéreos regulares israelenses destinados a conter o poder militar extraterritorial de Teerã.
Esses ataques aumentaram em linha com as tensões regionais desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro. Mais de meia dúzia de oficiais da Guarda Revolucionária Iraniana foram mortos em supostos ataques israelenses na Síria desde dezembro.
Como resultado, os guardas reduziram o destacamento de seus oficiais seniores na Síria e planejaram confiar mais na milícia xiita aliada para preservar sua influência lá, informou a Reuters em fevereiro.