A Argentina e o México negaram, nesta sexta-feira (29), que exista um conflito diplomático entre os dois países, depois de um atrito entre os presidentes Javier Milei e Andrés Manuel López Obrador ter sido registrado nesta semana.
A Embaixada do México em Buenos Aires desmentiu, no X, um artigo do meio digital argentino A Política Online, no qual se sugere, sem mencionar fontes, que a chanceler mexicana Alicia Bárcena estaria considerando expulsar diplomatas argentinos em seu país, de forma similar à decisão do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cujo governo expulsou, nesta quarta-feira (27), o pessoal diplomático na embaixada da Argentina em Bogotá depois que Milei o chamou de “assassino terrorista” durante uma entrevista que será transmitida neste domingo na CNN em espanhol.
“Negamos tais afirmações, a relação entre México e Argentina é sólida, baseada no respeito mútuo e na cooperação bilateral”, escreveu a Embaixada.
Mais tarde, Bárcena afirmou, também através de seu perfil no X, que os relatórios sobre um possível conflito entre México e Argentina eram falsos.
“Tive uma agradável conversa com a ministra da Argentina, Diana Mondino, onde afirmamos nossa relação bilateral de cooperação e mútuo respeito. Posição confirmada, Embaixada do México na Argentina. Lamento que o portal Politica Online distorça a realidade com afirmações erradas”, escreveu.
Por sua vez, Milei mencionou, nesta sexta-feira, a publicação divulgada pela embaixada mexicana em Buenos Aires em seu perfil no X.
“Aqui deixando em evidência ao pasquim operador ‘A Política Online’… certo que depois sairão chorando perseguição a eles e aos seus amiguinhos dos comunicados por expor suas mentiras… alguém se perguntou por que os dois comunicados defendem tanto os mentirosos?”, escreveu líder argentino.
A CNN aguarda uma declaração da Secretaria de Relações Exteriores do México.
Até esta sexta-feira, o Política Online não havia se pronunciado sobre as falas de Milei. A CNN entrou em contato com a redação para comentários.
As mensagens na rede social surgem na mesma semana em que Milei e López Obrador entraram em atrito. Primeiro, quando o governante argentino, na entrevista com Andrés Oppenheimer da CNN em espanhol, chamou seu par mexicano de “ignorante”.
Depois, nesta quinta-feira (28), López Obrador respondeu ao presidente argentino, também por meio de seu perfil no X, que não entendia “como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram por alguém que não está correto, que despreza o povo e que se atreveu a acusar seu conterrâneo [Papa] Francisco de ser comunista e representante do Maligno na terra”.
Até esta sexta-feira, Milei não tinha respondido diretamente à publicação do presidente do México.
A CNN está procurando uma reação do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
Relações com a Colômbia não foram rompidas
Por sua vez, a chanceler da Argentina, Diana Mondino, disse na quinta-feira, em uma entrevista com o canal TN, que “de nenhuma maneira se romperam relações” com a Colômbia.
“No mundo diplomático há várias etapas, mas aqui é o presidente de um país que não gosta do que diz o presidente de outro país, mas há coisas que vão além disso, as relações entre países são a longo prazo, muito superiores ao que possam ter os presidentes de cada país, isso é histórico”, explicou Mondino.
Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.
versão original