O presidente da Bolívia, Luis Arce, deu posse a um novo comandante militar depois da tentativa de golpe de estado organizada por militares nesta quarta-feira (26). A cerimônia aconteceu na Casa do Grande Povo, residência oficial da presidência da República, onde houve tentativa de invasão.
O presidente classificou a atitude de parte dos militares como “deplorável” e disse que quem fez esse movimento “mancha o uniforme quando atenta contra a Constituição”. Ele exaltou os militares que não se mobilizaram contra o governo e elogiou a polícia boliviana.
Arce disse que é preciso respeitar a democracia e afirmou que se ganha a democracia com voto. Ele também saudou o povo boliviano por se mobilizar contra a tentativa de golpe, na Praça Murillo. Ele disse que está seguro de que estão fazendo tudo no país para interromper esse movimento e pediu calma também à população, dizendo que vai derrotar qualquer tentativa golpista.
Presidente desejou êxito aos novos comandantes
O presidente boliviano também desejou êxito aos novos comandantes, que tomaram posse nesta quarta.
Um vídeo mostra o presidente Arce na sede do governo boliviano, durante a tentativa de invasão, e ele argumentava contra o comandante Juan José Zúñiga, que liderava o movimento, para que ele desmobilizasse as tropas.
A Suprema Corte da Bolívia divulgou uma nota expressando o repúdio contra a tentativa de golpe.