Após curtir mais de 48 horas na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, o lobo-marinho Joca entrou no mar por volta das 11h desta sexta-feira (20) e deu adeus à Cidade Maravilhosa.
Após o lobo-marinho entrar na água e começar a nadar em direção ao mar aberto, a impressão dos banhistas foi que ele chegou a acenar na direção da areia com uma das nadadeiras.
Joca foi visto pela primeira vez na praia logo nas primeiras horas de quarta-feira (18). As autoridades ambientais foram acionadas e, desde então, foi montado um cerco de segurança para vigiar e proteger o animal. A cena inusitada, claro, atraiu a atenção de banhistas, que já o viam de longe rolar pela areia.
Lobo-marinho Joca na praia de Ipanema — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Depois de um dia de descanso, o animal chegou a dar um mergulho no mar na quinta (19), mas não saiu do raio de visão dos biólogos que o monitoravam e, pouco depois, retornou para a areia.
A presença do animal, que é um macho jovem, chamou a atenção por ser rara nesta época do ano. Biólogos ouvidos pela CBN explicaram que o lobo-marinho é natural da Antártida e estava na Região Sul do Brasil. Depois, veio para o Rio em busca de águas quentes, que ajudam no desenvolvimento e na alimentação.
Ele ganhou o nome de Joaquim dado pelos profissionais. Depois, ganhou o apelido de Joca.