O início da trégua começou por volta das 6h15 (Brasília), após Israel receber a lista das três primeiras reféns que serão liberadas pelo grupo terrorista.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor neste domingo (19). O início da trégua começou, porém, com quase três horas de atraso após o grupo terrorista demorar para divulgar a lista das primeiras reféns que seriam libertadas.
A expectativa era de que o cessar-fogo começasse às 8h30 no horário local (3h30 no horário de Brasília). Sem os nomes, os bombardeios na Faixa de Gaza continuaram.
Duas horas depois, o grupo terrorista divulgou os nomes de três mulheres reféns que serão libertadas neste domingo. São elas:
- Romi Gonen (24 anos): foi sequestrada em uma emboscada enquanto tentava deixar o festival Supernova;
- Emily Damari (28 anos): possui nacionalidade britânica-israelense e foi sequestrada no Kibutz Kfar Aza, no sul de Israel;
- Doron Steinbrecher (31 anos): enfermeira veterinária que morava em Kfar Aza e foi rendida dentro do próprio apartamento.
Com a divulgação, Israel anunciou que o cessar-fogo começaria às 11h15, pelo horário local (6h15, em Brasília). Segundo o governo israelense, o resgate das vítimas acontecerá às 16h (11h em Brasília).
O acordo prevê que o movimento extremista liberte três reféns israelenses, no primeiro momento, que serão entregue a equipes da Cruz Vermelha. Outras 30 pessoas devem ser liberadas ao longo da primeira fase do compromisso, que vai durar seis semanas.
Quase 2 mil prisioneiros palestinos serão soltos em troca. Alguns deles foram condenados por crimes graves, e outros foram detidos em Gaza durante a guerra.