O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que está honrado ao assegurar a candidatura presidencial pelo partido Democrata à Presidência, depois de garantir os delegados necessários para garantir a nomeação nesta terça-feira (12).
A ação assegura ainda mais a provável revanche nas eleições gerais com o ex-presidente Donald Trump em novembro.
“Há quatro anos, concorri à Presidência porque acreditava que estávamos numa batalha pela alma desta nação”, afirmou Biden em comunicado.
“Por causa do povo americano, vencemos essa batalha, e agora estou honrado que a ampla coalizão de eleitores que representa a rica diversidade do partido Democrata em todo o país tenha depositado sua fé em mim mais uma vez para liderar nosso partido – e nosso país – num momento em que a ameaça que Trump representa é maior do que nunca”, adicionou.
Biden ultrapassou a marca de 1.968 delegados necessários após a CNN projetar que vencerá as primárias da Geórgia, um estado que foi crucial na sua vitória nas eleições gerais de 2020.
Antecipando o pleito de novembro, o presidente alertou que “a liberdade e a democracia estão em risco aqui em casa de uma forma que não acontecia desde a Guerra Civil [dos EUA]”.
“Os eleitores agora têm uma escolha a fazer sobre o futuro deste país. Vamos nos levantar e defender a nossa democracia ou deixar que outros a destruam?”, questionou.