A vacinação no Município foi liberada para pessoas inseridas no grupo prioritário e aconteceu em todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde
Entre o público prioritário estão crianças de 6 meses e menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais | Foto: Lú Freitas / Prefeitura de Novo Hamburgo / CP
A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, um dos primeiros municípios da região a dar início à campanha de vacinação contra a gripe, aplicou 318 doses do imunizante, entre as 12hs e 16hs desta quinta-feira. A vacinação em Novo Hamburgo foi liberada para pessoas inseridas no grupo prioritário e aconteceu em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta primeira remessa, o município recebeu do Estado cerca de 9 mil doses. A meta, conforme o Executivo, é vacinar 93 mil pessoas do público-alvo.
“Diante deste aumento da circulação do vírus e pela chegada dos meses de maior incidência da doença, incentivamos que a população que se enquadra em algum dos grupos prioritários busque o quanto antes comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a vacina”, pontua o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel. Entre o público prioritário estão crianças de 6 meses e menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, professores, indígenas, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, entre outros.
Para ampliar e oportunizar mais uma forma de acesso à vacinação, a partir deste final de semana, a Casa de Vacina estará aberta aos sábados, das 09h às 16h, aplicando os imunizantes contra a gripe e a Covid-19 em crianças e adultos, além de atualizar a caderneta de vacinação. A iniciativa vai se estender até o último sábado do mês de maio.