Além da queda de energia, um dos efeitos colaterais causados pela chuva e ventania na região metropolitana de São Paulo foi a ausência no sinal da telefonia celular em vários bairros . Os relatos nas redes sociais se acumularam durante o dia.
Sem conseguir rodar pela cidade para pegar passageiros, motoristas de transporte por aplicativos estão desistindo de fazer corridas neste sábado (12) para não ter mais prejuízos. Como é o caso de Antônio Marcos:
Você chega num local, aceita a corrida. Quando você vai finalizar, o telefone tá sem sistema. Você não consegue encerrar a corrida. Aí você toca, você aceita outra corrida.nA corrida não segura, cai, porque a frequência tá fraca. Não tem como você continuar. Fica no prejuízo. Já não trabalhei ontem à noite por isso.Hoje continua o mesmo problema.
Caso parecido de Fernando, da Vila Andrade. Ele se diz ilhado tecnologicamente:
A conexão da Vivo funciona, mas quem tem Claro e Tim aqui na região não tem internet. Se você anda para a direita, pega sinal. Se você vai uma quadra para a esquerda, já não tem mais sinal. Várias torres de celular estão sem energia na região e isso está afetando conectividade também.
De acordo com a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as grandes prestadoras de telefonia, os serviços de telefonia celular e acesso à internet estão sujeitos a instabilidades afetadas pela interrupção no fornecimento de energia e por outras consequências das fortes chuvas desta sexta-feira. “As empresas associadas à Conexis Brasil Digital informam que clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo e grande ABCD podem estar com instabilidade na utilização dos serviços das operadoras devido às fortes chuvas que atingiram as regiões ontem, causando quedas de árvores e o desabastecimento na rede de energia”, registra a entidade, em posicionamento oficial.