O Ministério de Minas e Energia criou uma sala de situação para restaurar a energia elétrica nos estados do Acre e de Rondônia, após o apagão que atingiu os dois estados. O ministro Alexandre Silveira, que é chefe da pasta de Minas e Energia, determinou a abertura da sala, que vai ter a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Corpo Técnico do Ministério.
O objetivo dessa sala é recompor o sistema e acompanhar também, de perto, todas as medidas que estão sendo tomadas. A recomposição das cargas dos estados começou às 17h10, segundo a pasta, e a previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido já nas próximas horas.
Ainda de acordo com o Ministério de Minas e Energia, apesar do incidente, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o território nacional.
Entenda o que ocorreu
Um apagão deixou os estados do Acre, Rondônia e ao menos uma cidade do Mato Grosso sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira (22).
Segundo a ONS, houve um perigo do sistema de transmissão em corrente contínua, no complexo do Madeira, que faz parte da conexão entre o Acre e o Rondônia. No primeiro estado, ao menos 217 mil pessoas foram afetadas.
A concessionária Energisa, que atende a região, informou que ocorreu um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e, por isso, houve o apagão.