O Uruguai emerge como um caso único na América Latina, destacando-se como o país com menor índice de polarização política, conforme revelado por um estudo do Instituto VDEM da Universidade de Gothenburg, na Suécia.
Esta característica singular coloca o país em uma posição de destaque em comparação com seus vizinhos continentais.
Segundo análise do Lourival Sant’Anna ao CNN Prime Time, o Uruguai apresenta um notável consenso em torno da responsabilidade fiscal, independentemente da orientação política dos governos.
“Há um grande consenso em torno da responsabilidade fiscal. Você não vai ver nenhum ministro da Fazenda, nenhum presidente defendendo gastos excessivos, gerar inflação, se endividar, nada disso”, afirma Sant’Anna.
Estabilidade política e econômica
O país tem mantido uma estabilidade política e econômica admirável, mesmo com alternâncias entre governos de direita e esquerda.
Sant’Anna destaca que, desde os anos 2000, o Uruguai teve presidentes de diferentes espectros políticos, como Jorge Batlle (direita), Tabaré Vázquez e José “Pepe” Mujica (esquerda), e Luis Lacalle Pou (direita), sem que houvesse oscilações significativas na política econômica.
Um fator crucial para esta estabilidade é a existência de um Banco Central Independente. Além disso, o país é caracterizado por uma sociedade muito igualitária, com pouca diferença social e um alto nível de educação, contribuindo para um ambiente político mais harmonioso.
Abordagem moderada em questões controversas
Mesmo em temas potencialmente polêmicos, como a descriminalização da maconha, implementada durante o governo de Pepe Mujica, o país demonstrou maturidade política. O atual presidente, Luis Lacalle Pou, embora não seja entusiasta da medida, manteve a lei aprovada pelo Congresso, respeitando o processo democrático.
O analista ressalta que, apesar de existir uma disputa acirrada nas eleições, não há uma divisão profunda em relação aos objetivos nacionais.
“Todos estão no mesmo barco e se sentem assim. Não tem ninguém querendo excluir um grupo, como acontece com a polarização radical”, conclui Sant’Anna, enfatizando o caráter único do Uruguai no contexto latino-americano.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.