Igreja católica prega a união dos brasileiros, diante do ódio disseminado pela polarização política. Em mensagem gravada aos brasileiros, papa pediu amor e amizade.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade de 2024. Este ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e Amizade Social”.
A temática, escolhida há dois anos, retrata o período em que o Brasil viveu diante da polarização política durante as eleições presidenciais.
A ação também conta com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, que busca conscientizar a população sobre a importância da igualdade e do respeito.
Durante a celebração, o comando da CNBB fez um discurso a favor da paz mundial e da dignidade das famílias e pelo fim da violência e do feminicídio. Em um vídeo gravado, o Papa Francisco pediu que a população brasileira construa uma vida de amor e amizade.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da instituição, dom Ricardo Hoepers, disse que o maior desafio da campanha é pôr fim ao ódio e à discórdia. Para ele, a polarização política dividiu muitas famílias, mas agora o tempo é de união.
“Sem dúvida nenhuma, a polarização trouxe muitas divisões – inclusive familiares. É tempo de voltarmos e termos a consciência de que isso não leva a nada a não ser a divisão entre as nossas comunidades. E, hoje, com mais maturidade e trazendo uma espiritualidade de fundo: perdoai e amai uns aos outros. Isso traz uma verdadeira conciliação. Não é só uma lei, uma formalidade que vai resolver os problemas do mundo, mas uma mudança de vida e acreditar na paz possível”, diz.
Neste ano, a CNBB celebra os 60 anos da campanha da fraternidade no Brasil.