O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, do Partido Trabalhista, fez seu primeiro discurso após assumir o cargo nesta sexta-feira (5). Para o analista sênior de Internacional da CNN Brasil, Américo Martins, a fala foi voltada principalmente para questões domésticas, como saúde, educação e segurança.
Starmer agradeceu o ex-premiê Rishi Sunak e pediu união política, afirmando que os eleitores estão “fartos de brigas desnecessárias”. Ele disse que entendeu a mensagem do eleitorado de que mudanças são necessárias nos serviços públicos.
Prioridades domésticas
O premiê mencionou investimentos no sistema de saúde, segurança e educação como prioridades, em linha com as demandas dos eleitores. Ele também prometeu controlar melhor as fronteiras e reforçar a segurança nacional.
“Acima de tudo, ele deu duas mensagens. É preciso fazer a mudança e trabalhar por isso imediatamente. E é preciso ter menos briga política e mais união, o que não será fácil, mas se conseguido, fará o país se desenvolver e crescer”, destacou Américo.
Starmer não abordou questões de política internacional em seu pronunciamento inicial, concentrando-se nas expectativas domésticas do eleitorado britânico.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais