O Ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, aprovou lançamentos aéreos humanitários sobre a Faixa de Gaza pelas forças aéreas do país.
“A população de Gaza precisa das necessidades mais básicas”, disse Pistorius em um comunicado divulgado na quarta-feira (13).
“Queremos fazer a nossa parte para garantir que tenham acesso a alimentos e medicamentos. As Forças Armadas Alemãs vão fornecer dois aviões de transporte Hércules, cada um com capacidade para transportar até 18 toneladas de carga”, disse ele.
Segundo comunicado publicado pelo Ministério da Defesa alemão, Pistorius assinou uma ordem para autorizar a missão. Ele disse que os lançamentos aéreos da ajuda podem começar já no final da semana.
Para contextualizar: embora os lançamentos aéreos evitem as revistas de cargas, muitas vezes rigorosas e demoradas realizados nos postos de controle terrestres, as agências humanitárias dizem que as desvantagens desse método superam muito os benefícios: são mais caros, têm capacidade de entrega limitada e podem resultar no caos.
“Os trabalhadores humanitários sempre dizem que os lançamentos aéreos são boas oportunidades fotográficas, mas uma péssima forma de prestar ajuda”, segundo Richard Gowan, diretor das Nações Unidas do Grupo de Crise Internacional.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original