Apesar de ser muito marcado pelo “O Menino Maluquinho”, que começou a ser lançada na década de 1980, Ziraldo tem outros trabalhos icônicos da literatura, nos quadrinhos e na publicidade.
Relembre alguns deles:
Turma do Pererê
Uma das suas publicações mais famosas que começou a sair no fim dos anos 1950, quando foi publicada na revista “O Cruzeiro”. Depois, a partir de 1960, começaram a ter edições próprias. Entre os personagens estão o Pererê (Saci), Galileu, Tininim, Geraldinho, entre outros.
Ganhou uma adaptação televisiva entre 2002 e 2004 pela TVE Brasil e TV Cultura.
Turma do Pererê — Foto: Divulgação
Flicts
Publicado em 1969, foi o primeiro trabalho de Ziraldo na literatura infantil. A história é sobre uma cor diferente que não consegue se encaixar no arco-íris e nem nas bandeiras. Ela só consegue viver sozinha. Flicts, a protagonista, vai em busca do seu lugar no mundo.
Flicts — Foto: Divulgação
Menina Nina
Lançada em 2002, é mais uma história que mostra a versatilidade de Ziraldo. Aqui, através da poesia, ele traz reflexões sob uma perspectiva infantil de assuntos complexos, como a morte, a relação familiar, o abandono e mais. Foi escrito para ajudar a explicar para a neta Nina sobre a morte da avó, Vilma, que foi mulher do cartunista.
Menina Nina — Foto: Divulgação
Pasquim
O artista também ficou muito marcado pela sua luta contra a ditadura militar. Um de seus trabalhos mais claros nesse sentido foi o folhetim “Pasquim”, um jornal que tinha críticas ácidas ao regime junto com quadrinhos. O lançamento ocorreu em 1969, como resposta ao AI-5. O jornal teve ainda participação de outros dois cartunistas: Jaguar e Miguel Paiva.
O Pasquim — Foto: Reprodução
Cartazes
Apesar de ter sido em um período curto da carreira, Ziraldo também fez cartazes de filmes nacionais durante os anos 1960. Entre eles, estão para o filme “Os Fuzis” (1962), de Ruy Guerra; “Assalto ao Trem Pagador” (1962), de Roberto Farias; “Boca de Ouro” (1963), de Nelson Pereira dos Santos; “Todas as Mulheres do Mundo” (1966), de Domingos de Oliveira.
Cartaz desenhado por Ziraldo — Foto: Reprodução
Mais recentemente, fez o cartaz da 45º mostra de cinema de São Paulo.