Os voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), devem ser retomados em 16 de dezembro. A data foi informada nesta quarta-feira (31) pela concessionária alemã Fraport, que administra o terminal.
Dezembro é o mês previsto para o fim das obras da pista no Salgado Filho, bem como para a retomada total de operações no aeroporto. A concessionária afirma que a data pode ser antecipada ou prorrogada em razão de fatores externos, como as condições climáticas.
A definição do dia exato vai depender também do interesse das companhias aéreas em oferecer viagens. Além disso, as empresas ainda não podem vender passagens. Isso porque, primeiro, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) precisa publicar um documento que informa a partir de quando o aeroporto voltará a receber voos.
Também é aguardado que o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea da Força Aérea Brasileira informe a capacidade temporária de pousos e decolagens do Salgado Filho.
Qual é o plano de retomada do Salgado Filho?
A Fraport já ingressou com o processo de reabertura do aeroporto na Anac. A previsão é que, a partir de 21 de outubro, os aviões comerciais devam retornar ao Salgado Filho. Em um primeiro momento, vai acontecer o funcionamento parcial do aeroporto, entre 10h e 22h.
O Salgado Filho, aeroporto de Porto Alegre, ficou alagado durante as enchentes de maio, que atingiram o Rio Grande do Sul.
Aeroporto Salgado Filho ficou alagado em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. (Foto: Divulgação/Fraport) — Foto: CBN
O aeroporto precisou ser fechado no dia 3 de maio e a concessionária afirma que 75% da pista foi danificada durante a enchente.
Enquanto isso, a base aérea de Canoas, na região metropolitana, passou a funcionar como pista de pousos e decolagens de voos comerciais ainda no final de maio.
O Salgado Filho foi reaberto no dia 15 de julho, mas apenas para operações de embarque e desembarque, já que os voos seguem partindo e chegando em Canoas.