Islam Khalilov, um adolescente muçulmano de 15 anos que salvou mais de 100 pessoas durante o ataque a uma casa de shows de Moscou, segundo divulgado pela agência de notícias Reuters, foi premiado com uma medalha nesta sexta-feira (29).
Islam trabalhou meio período na chapelaria do local e ajudou a orientar as pessoas para um local seguro, as direcionando para uma saída durante o ataque.
Depois de receber sua medalha, Khalilov disse acreditar que qualquer um teria feito o mesmo em seu lugar, e que ele foi ensinado a sempre ajudar os outros quando era criança.
“O que eu fiz, qualquer pessoa no mundo faria. Tenho certeza. Qualquer pessoa faria o mesmo em meu lugar. O principal prêmio para mim é estar aqui hoje”, disse o jovem.
Islam ficou famoso depois que um vídeo dele ajudando pessoas apareceu em vários canais do Telegram.
O ataque aconteceu na noite da última sexta-feira (22), pouco antes de o grupo de rock da era soviética “Picnic” tocar para uma casa cheia de 6.200 pessoas.
Mais de 200 pessoas poderiam estar no prédio em chamas momentos antes do telhado desabar, informou o site de notícias russo Baza no sábado (23), citando fontes do serviço de emergência que analisaram imagens de vigilância.
Os canais de mídia social russos foram inundados nos dias que se seguiram ao tiroteio com apelos para ajudar a encontrar as vítimas.