Em um movimento ousado, o republicano assinou cerca de 100 decretos no primeiro dia, marcando um retorno com medidas que devem gerar intensos debates políticos e jurídicos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passou sua primeira noite na Casa Branca após assumir o cargo para o segundo mandato. Em um movimento ousado, o republicano assinou cerca de 100 decretos no primeiro dia, marcando um retorno com medidas que devem gerar intensos debates políticos e jurídicos.
Entre as ações estão o endurecimento da política de imigração, a saída do país do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além da concessão de perdão para mais de 1,5 mil pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio em 2021.
Um dos casos que mais chamou atenção foi o perdão ao líder de um grupo racista, classificado como terrorista pelos Estados Unidos. O homem, condenado a 18 anos de prisão, foi solto na noite de ontem, horas após a assinatura dos decretos.
O “decretaço” também incluiu a revogação de 78 medidas implementadas pelo ex-presidente Joe Biden e a extensão da autorização para o TikTok operar no país por mais 75 dias, enquanto negociações sobre a plataforma continuam.