Antes, o dia mais quente do ano tinha sido na sexta, quando os termômetros marcaram 39ºC em Irajá, na Zona Norte.
Em um sábado de praias lotadas, o Rio de Janeiro quebrou o recorde de temperatura de 2025. Segundo o Sistema Alerta Rio, a máxima registrada neste sábado (18) foi de 41,5°C, às 14h, na estação de Irajá, na Zona Norte da capital. Até então, o dia mais quente do ano havia sido a última sexta-feira (17), quando os termômetros marcaram 39°C, também em Irajá. Com a nova marca, o Rio se tornou a primeira cidade do país a ultrapassar os 40°C em 2025. A sensação térmica chegou a ultrapassar os 46°C na média entre as estações meteorológicas.
A cidade entrou no Nível de Calor 3 (NC3) às 9h50 da última sexta-feira (17). O NC3 ocorre quando há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C), com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.
As altas temperaturas atraem turistas de todo o país. Ângelo Márcio, que veio do Rio Grande do Sul com a família, trouxe o genro para conhecer a Cidade Maravilhosa.
“Agora estou trazendo meu filho adotado, meu genro, pela primeira vez. É um lugar bem diferente de onde a gente mora, né? Não tem, por exemplo, no Sul, essas paisagens, as praias que são mais bonitas que em Santa Catarina. Hoje, já viemos do Cristo e, agora, o resto do dia é só curtir a praia”, disse.
Já Rosileide Lobato veio de Belém. Pela terceira vez na capital, este ano ela trouxe os amigos paraenses para conhecer o Rio. A programação para este sábado incluía curtir a praia de Copacabana pela manhã e, depois, visitar o Cristo Redentor.
“A gente veio aproveitar o final de semana que meu amigo tá de férias, né? E a gente veio aproveitar o final de semana aqui no Rio de Janeiro. Hoje curtimos praia e talvez vamos no Cristo Redentor”, contou.
A boa notícia para os cariocas que podem curtir o feriado prolongado de São Sebastião, até segunda-feira, é que o calor deve continuar até quinta-feira.
Quem planeja um banho de mar para se refrescar pode consultar o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). São 16 praias recomendadas ao banho nas Zonas Sul e Oeste. Estão desaconselhadas para banho as praias de Barra de Guaratiba, Pepino, São Conrado, Vidigal e Botafogo.