O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, deve se pronunciar ainda nesta semana. A demanda foi enviada pelo ministro Moraes à PGR após a defesa do ex-presidente fazer uma petição.
O ministro Alexandre de Moraes aguarda a manifestação do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, para decidir se libera ou não o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, a fim de comparecer à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para o dia 20 de janeiro, em Washington.
A Procuradoria-Geral da República deve se pronunciar ainda nesta semana. A demanda foi enviada pelo ministro Moraes à PGR depois que o magistrado recebeu uma petição da defesa do ex-presidente Bolsonaro com o convite feito pelo cerimonial de Donald Trump.
Houve certa dúvida sobre a oficialidade do convite, já que ele veio com o domínio “t47inaugural.com”, referente ao fato de Trump ser o 47º presidente eleito americano.
O pedido para reaver o passaporte acontece no meio da análise que a própria Procuradoria-Geral da República está fazendo a respeito do inquérito da tentativa de golpe de Estado. O inquérito está com um grupo de procuradores sob o guarda-chuva do Procurador-Geral da República. O passaporte foi retido em fevereiro de 2024 em meio às investigações da Polícia Federal.