O adolescente brasileiro João Fonseca disse que seu triunfo no ATP Next Gen Finals em Jeddah no domingo (22) o fez sonhar em imitar Jannik Sinner e Carlos Alcaraz e se tornar o número um do mundo.
O carioca de 18 anos iluminou o torneio para jogadores de até 20 anos e derrotou o americano Tien na disputa pelo título, que rendeu uma premiação de 526 mil dólares (cerca de R$ 3,2 milhões de reais na cotação atual) por permanecer invicto todo o torneio.
Foi o ápice de uma campanha espetacular para Fonseca, que subiu para a posição 145 no ranking mundial depois de começar a temporada fora do top 700.
“É incrível como melhorei física e mentalmente. Tenho sido muito forte mentalmente, venci partidas contra os 50 melhores e os 20 melhores jogadores. Estou orgulhoso de mim mesmo, mas é claro que quero mais. Meu sonho é me tornar o número um”, disse Fonseca.
Os antigos campeões da Next Gen, Sinner e Alcaraz, alcançaram esse feito.
Sinner é o atual número um do mundo, enquanto Alcaraz atingiu o auge do tênis masculino pela primeira vez em 2022, aos 19 anos. Os dois aproveitaram o sucesso no cenário do Grand Slam.
“É uma boa pressão”, disse Fonseca sobre o desafio que temos pela frente.
“Vencer o Next Gen mostra que estou no caminho certo. Espero poder fazer o mesmo ou até melhor do que eles fizeram, estão fazendo e farão. Estou ansioso para jogar contra eles. Espero poder competir em grandes partidas nos Grand Slams. É para onde quero ir”, afirmou.
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais