Nesta sexta-feira (20), o presidente Lula postou um vídeo ao lado do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad em que garante que Galípolo terá plena autonomia frente ao órgão. A declaração do presidente é vista como um aceno ao mercado.
O dólar disparou nos últimos dias e, apesar de leve baixa, ainda segue cotado acima dos R$ 6. Lula afirma que Galípolo foi escolhido por ser alguém de confiança e que será o mais importante presidente da história do BC, uma vez que terá mais autonomia.
‘Eu quero te dizer que você será, certamente, o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Eu quero que você saiba que jamais, jamais haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central.’
Lula critica, com frequência, as taxas de juros do país e cobra publicamente o Banco Central. Por isso, há um temor do mercado de que ele passe a interferir no órgão.
O vídeo foi gravado no Palácio da Alvorada no dia em que o Congresso conclui a votação do pacote de corte de gastos. O presidente afirmou que o governo tomou medidas necessárias e vai continuar atento à novas necessidades.
O petista disse ainda que as instituições do país estão trabalhando em harmonia e que o governo está consertando o Brasil.