O Dicas de Sexta aproveita o fim de ano para fazer a dica de um dos melhores discos do ano e também de dois filmes que estrearam nesta semana, e que tem feito burburinho na temporada de prêmios em Hollywood.
Nos cinemas…
Como é a última semana do ano, as sugestões do cinema virão em dose dupla. Uma para quem está atrás de assistir alguma coisa fora de casa e outra para quem preferir o conforto do lar nesse final de ano.
Começando com uma estreia no cinema, o tailandês “Como ganhar milhões antes que a avó morra”. Se comemoramos nesta semana o fato de “Ainda Estou Aqui” estar na lista dos 15 para Filme Internacional no Oscar, também temos concorrentes a altura, como esse longa, que lançou nos cinemas brasileiros nessa quinta (19).
Na trama, acompanhamos o jovem When M, que abandona o trabalho para cuidar a avó que tem um câncer. Só que ele não está muito feliz com a ideia e aceita apenas pela ambição de conseguir o dinheiro que a avó guarda.
Se você espera um suspense ou um melodrama bem clássico, não aguarde isso. Dirigido por Pat Boonnitipat, “Como ganhar milhões antes que a avó morra” é um filme complexo e bem cômico. Ele desenvolve de forma tão gigantesca o menino e a avó que você se vê parte dessa trama cada vez mais complexa, mas que passa do interesse para o afetuoso.
O longa tem sessões no Cinemark Downtown, Cinesystem Botafogo e Estação NET Rio.
Já no streaming, a semana é marcada pela estreia do novo filme do diretor Clint Eastwood, “Jurado Nº2”. Após um lançamento bem confuso nos Estados Unidos, em pouquíssimas salas, mesmo com uma boa avaliação da crítica, o longa chega no Brasil no MAX.
Na trama, Justin Kemp (feito por Nicholas Hoult) atua como jurado em um julgamento de assassinato e se vê lutando contra um sério dilema moral, já que ele pode ter sido o culpado pelo crime na qual julga. A questão é que o homem colocado como culpado é uma pessoa com um passado problemático, de agressão a mulher e envolvimento com atos ilícitos.
Com esse dilema moral, o cineasta transforma essa ideia menos em um clássico “filme de tribunal” e em mais um suspense dramático, na qual esse personagem não sabe bem o que fazer. Ao mesmo tempo que ele acha honesto livrar o homem – justamente por não ser culpado -, parte do júri coloca o passado dele a prova, como impossível de sair sem punição.
Se você está atrás de algo complexo e interessante de assistir, veja “Jurado Nº2”.
Na música…
O ano está acabando e sempre tiro esse último momento da coluna para falar de música. Por isso, queria indicar o melhor disco internacional de 2024, para mim.
Se trata de “Prelude To Ecstasy”, da banda nova The Last Dinner Party. Formada apenas por mulheres, elas colocam como temas discussões sobre o papel da mulher e também as dificuldades de crescer enquanto mulheres. Isso tudo com sons de guitarras, baterias pesadas e um clima quase soturno em algumas canções.
É um disco intenso em termos de emoções e, pela sua sonoridade extremamente complexa, traz um grupo que demonstra que ainda tem muito a fazer ao longo da carreira. A expectativa fica para o próximo disco já!
Feliz natal e bom ano novo para todos!