Sem o prefeito Fuad Noman, do PSD, os 41 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de BH foram diplomados, nessa quarta-feira. O gestor precisou se ausentar da cerimônia porque ainda está em recuperação do quadro de pneumonia e sinusite. Ele e o vice, Álvaro Damião, do União Brasil, serão diplomados na sede do Tribunal Regional Eleitoral, nesta quinta-feira, data limite para a entrega do documento.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, do PSD, não compareceu à diplomação dos candidatos eleitos realizada, nesta quarta-feira, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas. O gestor ainda se recupera em casa de um quadro de pneumonia e de sinusite, após receber alta hospitalar, e, por isso, decidiu não estar presente na cerimônia.
A confirmação da ausência de Fuad foi dada antes do início do evento pelo vice-prefeito eleito, Alvaro Damião, do União Brasil. Segundo ele, os dois receberão o diploma na sede do TRE nesta quinta-feira, que é a data limite dada pela Justiça Eleitoral. Caso o prefeito ainda não esteja em condições, ele será representado por algum procurador do município.
Apesar disso, Álvaro Damião tentou tranquilizar em relação ao estado de saúde de Fuad Noman e disse que acredita na recuperação dele até a data da posse, no próximo dia 1 º de janeiro.
“A gente está passando para ele o máximo de tranquilidade possível, para que ele possa recuperar bem. Nós não temos a preocupação em relação aos próximos quatro anos. A nossa preocupação é a saúde do prefeito e acreditamos que ele vai se recuperar o mais rápido, temos mais uma semana para posse, acredito que na posse ele estará presente sim. Eu vim para poder cumprimentar os vereadores que foram eleitos, mas decidi também que o meu diploma será entregue da mesma forma que o do prefeito Fuad. Nós fomos eleitos juntos, somos parceiros e não me sinto confortável em estar num evento recebendo o meu diploma e o prefeito não poder estar aqui”, afirmou.
Fuad ganhou alta no último domingo, após ficar internado pela segunda vez em menos de um mês no hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de BH. Durante a internação, ele também fez novos exames que confirmaram a remissão completa do linfoma não Hodking, câncer diagnosticado em julho.
Mesmo ausente, Fuad Nonan enviou uma carta que foi lida pelo cerimonial do TRE durante o evento, em que ele confirma que está em recuperação. No texto, o gestor também desejou aos 41 vereadores da próxima legislatura, que foram diplomados, um mandato propositivo para a capital mineira e de parceria.