LeBron James deve perder seu segundo jogo consecutivo em meio a preocupações com lesões e rumores de que seu tempo no Los Angeles Lakers, e talvez até sua carreira na NBA, pode estar chegando ao fim.
O quatro vezes MVP da liga não viajou com a equipe para o jogo desta sexta-feira (13) contra o Minnesota Timberwolves, segundo informaram Shams Charania e Dave McMenamin da ESPN. Ele já tinha perdido a vitória de sua equipe no domingo (8) contra o Portland Trail Blazers devido a dores no pé esquerdo, sua primeira ausência nesta temporada.
James, que completa 40 anos em 30 de dezembro, também não esteve presente quando os Lakers retornaram ao treino completo na quarta-feira (11), com o técnico JJ Redick dizendo aos repórteres: “Ele está fora por motivos pessoais, ausência justificada.”
O maior pontuador de todos os tempos da NBA apresenta números que, embora ainda muito bons, não têm estado à altura de seus padrões habituais nesta temporada. A média de 23 pontos de James é a menor desde sua temporada de estreia em 2003-04, e seu percentual de arremessos caiu abaixo de 50% pela segunda vez na última década.
“Durante o jogo, ele pediu substituição algumas vezes porque estava exausto. Precisamos estar atentos conforme jogamos mais e mais partidas, apenas pelo efeito cumulativo de jogar muitos minutos. No domingo, estando machucado com o problema no pé, pareceu uma boa oportunidade para ele descansar”, disse Redick.
No entanto, há preocupações entre os fãs dos Lakers de que os “motivos pessoais” de Lebron James possam ser mais do que apenas relacionados a lesões.
“O (Golden State) Warriors sonha em juntar LeBron com Steph Curry e Draymond Green desde o ano passado. Eles fizeram uma consulta e foram rejeitados em fevereiro passado. Isso foi antes de LeBron jogar com Steve Kerr e Steph Curry e ganhar a medalha de ouro no verão. Então, eles definitivamente vão monitorar a situação”, disse Brian Windhorst da ESPN, na última quarta.
Windhorst acrescentou que James preferiria ficar com os Lakers, mas gostaria de ver uma melhoria no elenco, dado as dificuldades defensivas da equipe até agora nesta temporada. E, como o jogador mais velho atualmente na liga, as especulações sobre quando será o fim para James continuam.
“Meu tempo é muito limitado em relação a quanto tempo vou jogar, então estou apenas feliz por ainda poder jogar o jogo que amo”, disse ele após registrar um triplo-duplo de 39 pontos na derrota de sábado (7) para o Atlanta Hawks.
“Não sei quantos anos serão. Se será um ano ou dois anos, seja qual for o caso. Não vou jogar até as rodas caírem”, disse ele aos repórteres em novembro.
Enquanto isso, Bronny, filho de James, marcou 30 pontos, recorde na carreira, pelo South Bay Lakers, na quinta-feira à noite, em sua estreia na G League fora de casa contra o Valley Suns.