Janja afirmou que após a cirurgia bem sucedida, a tranquilidade apareceu com a certeza de que em breve o presidente estará de volta ao trabalho
A primeira dama Janja foi às redes sociais agradecer pelo apoio, orações e boas energias pela recuperação do presidente Lula e falou em noite de angústia. Janja afirmou que após a cirurgia bem sucedida, a tranquilidade apareceu com a certeza de que em breve o presidente estará de volta ao trabalho. E tranquilizou os seguidores.
O vice-presidente Geraldo Alckmin repudiou a violência política e defendeu maior cooperação internacional para evitar instabilidade no mundo. A declaração foi dada em nome do presidente Lula durante visita do primeiro ministro da Eslováquia ao Brasil. Lula participaria do encontro em que os dois países assinaram alguns acordos de cooperação comercial, mas por causa da cirurgia de emergência que precisou fazer, foi representado por Alckmin. O discurso do vice presidente ocorre num momento de guerra na Ucrânia, instabilidade na Síria e até mesmo conflitos em Israel. Alckmin afirmou que a divisão de blocos antagônicos é uma armadilha perigosa que deve ser evitada.
Os dois comemoraram a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia. E Alckmin aproveitou para cobrar medidas da Europa no combate às mudanças climáticas. O vice presidente afirmou que o Brasil vai zerar desmatamento ilegal ate 2030 e espera que os países europeus apresentem metas ambiciosas e antecipem metas de neutralidade climática. O primeiro ministro eslovaco afirmou que vai tentar convencer a Europa que o acordo fechado é a melhor coisa que pode acontecer para o continente. O acordo só valerá após ser ratificado por todos os membros do bloco e a expectativa é que a França não aprove todos os termos do acordo.