Os pontos que serão vigiados são a Orla Conde, o Boulevard Olímpico, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selarón, os Arcos da Lapa e a Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde fica a Estação de Trem do Corcovado. As câmeras de segurança integram o novo Painel do Turismo.
Seis pontos turísticos do Rio vão ser monitorados, a partir desta quarta-feira (4), por 77 câmeras que integram o novo Painel do Turismo. As imagens serão acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais na Sala de Situação do Centro de Operações da prefeitura.
Os pontos que serão vigiados são a Orla Conde, o Boulevard Olímpico, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selarón, os Arcos da Lapa e a Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde fica a Estação de Trem do Corcovado. Mesmo que essas regiões já sejam monitoradas pela Secretaria Municipal de Turismo, o reforço pode ajudar em flagrantes e a dar respostas mais rápidas em casos de crimes.
Painel do Turismo — Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Marcelo Piu
Quando alguma atividade suspeita for detectada, o sistema fará um ‘print’ da imagem. Dependendo da gravidade, o caso é encaminhado diretamente para a Guarda Municipal ou para a Polícia Militar.
As imagens vão ficar armazenadas por até sete dias e podem ser solicitadas em investigações de crimes, como os apurados pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.
Cerca de 65 agentes receberam um curso de capacitação para atuar no Painel do Turismo.