O conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Shin Won-sik, disse que a Rússia forneceu à Coreia do Norte mísseis antiaéreos e equipamentos de defesa aérea em troca do envio de tropas para apoiar Moscou em sua guerra contra a Ucrânia.
Em uma entrevista com a emissora sul-coreana SBS, transmitida nesta sexta-feira (22), Shin disse que a Rússia havia dado à Coreia do Norte suporte econômico e de tecnologia militar, quando perguntado sobre o que Pyongyang (capital do país) ganharia ao enviar suas tropas para a Rússia.
“É entendido que a Coreia do Norte recebeu equipamento e mísseis antiaéreos para fortalecer o fraco sistema de defesa aérea de Pyongyang”, disse o conselheiro.
A capital norte-coreana também parece ter recebido tecnologia militar russa para dar suporte ao seu programa de satélite após uma tentativa fracassada de lançar um satélite espião no início deste ano, declarou Shin.
Os legisladores sul-coreanos disseram esta semana que cerca de 10.900 tropas da Coreia do Norte foram enviadas para Kursk, como parte das unidades aerotransportadas e marítimas da Rússia enfrentando forças ucranianas.
Algumas dessas unidades já haviam participado de batalhas, informaram os legisladores, que citaram a agência de espionagem da Coreia do Sul.