Depois da polêmica causada pela ausência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na foto oficial dos líderes do G20 na segunda-feira, um novo registro foi feito nesta terça – mas, desta vez, com a ausência de outros três chefes de Estado.
Ainda na foto de segunda, tirada com o Morro da Urca ao fundo, a premier da Itália, Giorgia Meloni, e o premier do Canadá, Justin Trudeau, não estiveram presentes. Nesta terça, os dois também estão na fotografia. O registro foi feito para celebrar o lançamento oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
A ausência ficou por parte de Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, que pouco antes estava em uma entrevista coletiva; do presidente da Argentina, Javier Milei; e do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que dava declarações a jornalistas no momento em que a foto foi tirada.
Na nova imagem, Biden, Meloni e Trudeau aparecem na primeira fila, entre os líderes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Índia, Narendra Modi. As posições dos demais líderes permaneceram praticamente as mesmas.
Na véspera, a ausência dos três havia causado certo incômodo dentro da organização, que chegou a afirmar que se tratava de uma “foto de família” do encontro.
Oficialmente, a versão do governo brasileiro é que a ausência de Biden, Meloni e Trudeau foi erro do cerimonial do evento. Biden e Trudeau estavam em uma reunião bilateral no momento do registro.