Com mais de 30 atrações, o Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza acontece na Praça Mauá, no Centro do Rio, entre essa quinta e o próximo sábado, no âmbito dos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20. O festival, gratuito e aberto ao público, ficou conhecido popularmente como “Janjapalooza”, em referência ao envolvimento da primeira-dama, Janja da Silva, na organização, e por causa do Lollapalooza, que acontece todo ano em São Paulo.
O objetivo do Aliança Global Festival é promover discussões sobre o combate à fome e à pobreza, uma das principais bandeiras das presidência brasileira no G20. Uma das inspirações é o Live Aid, realizado em 1985 em Londres, no Reino Unido, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, para arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Entre as atrações que tocaram, estão Queen, Elton John e Paul McCartney.
As atrações dessa quinta, chamada de “Muito Obrigado Axé”, são Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Larissa Luz e Seu Jorge. Nessa sexta, de nome “O show tem que continuar”, o festival recebe Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Maria Rita, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha, Roberta Sá e Marcelle Mota. No encerramento, no sábado, os destaques são Ney Matogrosso, Alceu Valença, Fafá de Belém e Jovem Dionísio, no dia intitulado “Pro dia nascer feliz”.
O Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza começa às 17h nos três dias, com as apresentações de Black Bom, DJ Flash e outras performances de Black Music. Os shows se iniciam a partir das 18h e, depois de encerrados, a festa continua. Durante as apresentações, haverá um espetáculo de video-mapping, luzes, laser e sons.
O festivao tem parceria de Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Itaipu, Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro, Única, Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD.