O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o líder argentino Javier Milei, nesta quinta-feira (14), na Flórida, em um evento em Mar-a-Lago, resort pertencente ao republicano.
Os líderes participaram de um evento de gala para o Instituto de Política América Primeiro.
Milei discursou em espanhol. O líder argentino disse que “o vento da liberdade está soprando primeiro com a eleição de um libertário na Argentina e agora com a eleição de Donald Trump, que ao sobreviver de um atentado viveu um milagre”.
Ele também saudou Elon Musk, que estava presente no evento.
Em seguida, o presidente eleito dos EUA fez seus comentários, em principal sobre a formação da nova administração do país.
Trump também agradeceu e elogiou o presidente argentino pelo seu discurso no evento, dizendo que “Milei é uma pessoa MAGA” – em referência ao movimento “Torne a América Grande Novamente”, na tradução livre.
Milei foi aos Estados Unidos acompanhado de sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, e de seu novo chanceler Gustavo Werthein.
O encontro entre o libertário e o republicano é o primeiro de Trump com um chefe de Estado estrangeiro desde as eleições americanas.
Acordo de livre comércio
Na quarta-feira (13), Milei revelou querer que a Argentina tenha um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.
“Nós acreditamos que nesta posição podemos avançar em maiores acordos comerciais com os Estados Unidos, da mesma maneira em que estamos avançando muito fortemente com a China”, disse em entrevista para a Rádio Rivadavia.
Ambos já conversaram por telefone. Segundo Milei, a conversa durou cerca de 11 minutos e o presidente argentino revelou para o norte-americano que agora sente ter companhia na defesa de suas ideias.
“Ele disse que eu não estaria mais sozinho, que ele iria me acompanhar, que juntos vamos fazer a América e a Argentina grandes novamente e que eu era seu presidente favorito. Isso fez eu me sentir muito honrado”, disse Milei, na entrevista, sobre o teor da conversa.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?