Neste domingo, cerca de 380 mil pessoas devem realizar o segundo dia de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a movimentação nos locais de aplicação da prova começou cedo.
No Centro Universitário de Belo Horizonte, localizado no bairro Estoril, na região Oeste, uma fila já havia começado a se formar por volta das 10h30, mais de uma hora antes da abertura dos portões.
A primeira da fila era Ingrid Cardoso, de 16 anos. Para a estudante, que sonha em cursar Direito, as provas deste ano servem apenas para treino, mas ela garante que se preparou e espera alcançar resultados ainda melhores no próximo ano.
Felipe Rocha, de 28 anos, é técnico de enfermagem e vai usar o Enem para uma mudança de carreira. Ele está confiante e destacou importância da prova para a qualificação profissional.
Já Bernardo Rodrigues, de 17 anos, é torcedor do Atlético Mineiro e escolheu fazer a prova com a camisa do time, que disputa, também na tarde de hoje, a final da Copa do Brasil. O estudante atleticano espera que o dia seja bom para ele e também para o time do coração.
Em Minas, as provas do Enem são aplicadas em 876 locais, espalhados por 188 municípios. Segundo o Inep, a maioria dos inscritos no estado (61,9%) é mulher e 58,22% tem 17 anos ou menos. Além disso, quase metade (43,8%) já terminou o ensino médio.