As diferentes cozinhas, culturas e técnicas se encontram no SP Gastronomia, no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da capital paulista.
A Gema Blacmann, é proprietária da banca Chevere, que está na feira dos produtores. Ela é Venezuelana, está há cinco anos no Brasil e uniu nas suas receitas a vontade de fazer produtos saudáveis, alguns sem glúten ou sem lactose, muito nutritivos e as raízes latinas.
‘Esse sentimento de ficar por perto, a gente não tinha aqui no Brasil porque não conhecia ninguém. Então, foi um dado importante para a gente partir de algum lugar de uma lembrança boa e começar a empreender’.
Ela conta que em suas receitas há referências da Venezuela:
‘A gente, por exemplo, o golfeado. O golfeado é uma sobremesa da Venezuela que é feito com especiarias doces. Aniz estrelado, erva-doce, canela, rapadura e farinha. É um clássico da gastronomia venezuelana’.
O nome da banca também é cheio de significado. Chevere é uma palavra única da Venezuela que significa “tudo aquilo que te faz feliz”.
No domingo o SP Gastronomia tem show de Digão e de Xande de Pilares. O último dia do evento acontece ao som de samba e pagode.
A história do queijo premiado da Fazendo Atalaia e mais
Débora Freitas entrevista Meire Cardoso, da Fazenda Atalaia, diretamente do estúdio móvel do SP Gastronomia no Parque Villa Lobos. Meire compartilha o trabalho artesanal na produção dos queijos da fazenda, enfatizando o cuidado com o ambiente, a valorização do produto brasileiro e a trajetória de crescimento da marca. Ouça:
Comida sustentável e música de qualidade com Idolo Giusti e Digão
Idolo Giusti Neto compartilha sua experiência com a culinária sustentável e mateira, detalhando o uso consciente de ingredientes do Cerrado, Mata Atlântica e Litoral. Em seguida, Fernando Andrade também entrevista o músico Digão que faz show na SP Gastronomia, e fala sobre sua trajetória musical e os novos lançamentos. Ouça: