Segundo dia de provas do Enem será realizado neste domingo com questões de ciências da natureza e matemática. Candidatos que não fizeram a primeira etapa da prova podem participar da segunda etapa.
Será realizado neste domingo o segundo dia de provas do Enem. Segundo o Inep, mesmo quem não foi ao primeiro dia do exame, pode comparecer para realizar as provas de ciências da natureza e matemática. Quem perdeu a primeira prova por problemas de logística ou doenças infectocontagiosas deve realizar a segunda parte normalmente. O candidato terá que solicitar a reaplicação do dia em que não esteve presente. Este pedido deve ser feito entre 11 e 15 de novembro, por meio da Página do Participante.
Ainda segundo o Inep, quem não se enquadrar nas regras previstas para reaplicação do exame será considerado ausente no dia faltado e terá as notas do segundo dia divulgadas no boletim de desempenho apenas para autoavaliação de conhecimento. A aplicação segue o horário de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia e fecham à 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram encerram às 18h30. Serão 5 horas de prova para a resolução de 45 questões de ciências da natureza, ou seja, de química, física e biologia e 45 questões de matemática.
O professor especialista em Enem, Rubens Oda, diz que é muito importante que o aluno trabalhe bem o tempo de prova, principalmente entre as questões que precisam de cálculos maiores.
Entender que a prova, de fato, começa antes do início da prova, é chegar mais cedo no local de prova, é entrar cedo no local de prova. O manejo do tempo, a administração do tempo, o Enem é uma prova longa em questões que tenham cálculos muito longos de Matemática, de Física, de Química. Às vezes o aluno pega uma questão difícil de Matemática e acaba entrando em uma espiral negativa. Haverá questões difíceis, mas haverá também questões fáceis, questões de pronta resposta.
Outra dica importante é conferir o local de prova, pesquisar sobre o trajeto até o local, deixar separado o que for levar e sair de casa com antecedência. Os candidatos devem levar Caneta de tinta preta de tubo transparente; documentos oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição. O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.